Trilha dos Sete Degraus (Cunha-Paraty em solo)
No dia 27/Jan acabei realizando a descida da base da Pedra da Macela em Cunha para Pedra Branca em Paraty pela Trilha dos Sete Degraus ou também conhecida como Caminho do Café, antigo caminho para comunicação e escoamento de produção do Vale do Paraíba ao litoral. Essa descida pela Serra do Mar tem pelo menos 200 anos de existência e apresenta um trecho com calçamento em pedra para preservar o leito contra a mata e também contra erosão afim de facilitar a subida de animais já que esta parte do caminho apresenta inclinação considerável. Seu inicio e final não são bem definidos pelo fato de não ter calçamento assim tem que navegar em trilha que em algumas partes esta um pouco fechada e com algumas bifurcações de mateiros mas seguindo o "faro" é possível fazê-la tranquilamente. Confira as fotos aqui.

Postado por rafael em 30 Jan 2014 - 01:37
Imprimir Página!
22ª e 23ª Cicloviagem: Prudente-Limeira e Canastra
A cicloviagem Pres. Prudente-Campinas foi realizada entre os dias 18 a 21/dez com total de 605km rodados junto com amigo Francisco da universidade. Pernoitamos nas cidades de Echaporã, Paulistânia e Santa Maria da Serra (nota, as duas últimas não tem hospedagem). Por fim o percurso foi de aproximadamente 90% em Terra, atravessando as Serras de Marília, Agudos e residuais da cuesca de São Pedro/Charqueada. Devido à chuva entre Águas de São Pedro a Limeira, achei melhor aborta o trecho Limeira-Campinas que iria acrescentar 60km. Confira as fotos aqui.

Entrando em 2014 junto com os amigos Goes, Renato e Tony realizamos a volta completa na Serra da Canastra em MG entre os dias 3 a 8/jan totalizando 400km rodados. Começamos a trip no Vale da Babilônia, passamos pela Cachoeira Casca d'Anta, cortamos o parque da Serra da Canastra, demos um chego ao povoado de Desemboque para por fim dar em Sete Voltas, e margeando a Represa do Peixoto darmos em Delfinópolis e novamente na Babilônia. Um dos dias tiramos para rodar em alguns chapadões e cachoeiras, alguns trechos complicados para bike mas valeu empurrar um pouco para ver o visual. Confira as fotos aqui.

Postado por rafael em 18 Jan 2014 - 01:53
Imprimir Página!
Brasil Ride Warm Up Botucatu 2013
Chuva, frio e neblina. Mais um perrengue na ultramaratona de 100k nas cuestas de Botucatu/SP no dia 2/jun. Por fim terminei a prova em 29° na Pró, ufa, sem freio, com cambio sem passar as marchas e com banco torto resultado de uma escorregada no chão liso de uma descida. Muita pedra solta deixou as descidas travadas e técnicas, matei a saudade. Fora isso a prova foi legal e com visual impressionante. Quero voltar mas num dia sem chuva para refazer o percurso junto com a galera de Botucatu pra curti melhor o visual. Acabei encontrando com amigos de Campinas, Prudente, Dracena e de Botucatu (Grupo Caiporas).


Postado por rafael em 11 Jun 2013 - 18:15
Imprimir Página!
Novas Rotas: PP - Assis e Assis - Marília (21ª Ciclo)
Continuando a investigação de novas rotas, mais uma concluída, com amigo Hugo de Prudente no último dia 16, Pres. Prudente - Assis, 180km em 9h de pedal, em uma rota mais longa do que a tradicional que ja realizei. O dia foi parcialmente nublado porém com vento contra. Outra trip realizada no dia 29 foi em uma nova região: Assis - Platina - Campos Novos Paulista - Ocauçu - Marília. Essa trip foi feita em conjunto com meu amigo Marcos de Campinas. Passamos pela região das "Cuesta de Marília", região muito interessante pelo fato das subidas, diferente paisagem, já que o predominante na região é pasto em colinas. Confira as fotos PP-Assis e Assis-Marília.

Postado por rafael em 27 Mar 2013 - 01:43
Imprimir Página!
Pedal de 8/Set: Pres. Prudente - Borá (20ª Ciclo)
Neste feriado combinei uma trip junto com meu amigo Marcos de Campinas. De inicio tínhamos combinado fazer Prudente-Assis pela rota clássica seguindo a linha do trem que fiz anteriormente. Fizemos parte dela ate Quatá de onde pegamos um novo caminho sentido Borá, totalizando 140km de trip no dia 8/Set. Saímos de Presidente Prudente por volta das 8h da manha num dia nada favorável: vento contra, calor de 34ºC logo as 9h da manha chegando aos 42ºC ao meio-dia, vários trechos de areiões e umidade de ar baixa. No fim terminamos a trip o qual deixou em aberto novos caminhos, novos destinos. Em breve retornaremos para fazer novos trecho de uma proposta de “cicloruta” no médio/pontal do paranapanema. Confira as fotos aqui.

Postado por rafael em 03 Set 2012 - 19:19
Imprimir Página!
MTB 12h 2012 em Solo - 3º na Cat. 2


A prova em Piedade foi em baixo de chuva e frio, mas estava um pouco mais preparado pois passei pelo mesmo em 2011... Sorte minha ou não, a prova ficou apertada e mais exigente, muitos desistiram por quebrarem a bike, não estava fácil, barro que grudava e travava as rodas em quase metade do circuito, subidas só empurrando e escorregando os pés e derrapadas frequentes nas raízes expostas, tudo isso e outras coisas que o 12 horas em baixo de chuva pode proporcionar para você... Foi um teste mais que de resistência e sim de perseverança e psicológico forte, resumindo, MTB na veia. Por fim acabei levando o 3º lugar na minha categoria solo, quase pedi pódio pois erraram na apuração das minhas voltas, o chip da minha bike não estava referenciado com meu numeral... Mas a prova teve pessoas chaves na logistica: Virgílio e Fernanda pela ajuda; Super Bikes de Piedade pelo espaço pra guardar as minhas tralhas; os bikers de Piedade pelo papo; Pedro, Laercio e Denise novamente pela acolhida em Piedade; e a Multipeças pela pré-manutenção. Confira as fotos aqui.





Postado por rafael em 07 Jul 2012 - 01:07
Imprimir Página!
19ª Cicloviagem: PP - Assis - PP 340km por terra
Concluído a volta Pres. Prudente - Assis - Pres. Prudente por 2 caminhos diferentes. Por fim foram 342km rodados (90% em estrada de terra) no final de semana dos dias 9 e 10 de junho. Barro não falto, rs, e adrena em pedalar no canavial intransitável também. Chuvinha e friozinho pra começar o dia 10 em minha saída de Assis. Acabei pegando 30km em baixo de chuva mas em Paraguaçu Paulista o tempo estava aberto e com sol para aquecer e secar a roupa. Confira as fotos aqui.

Postado por rafael em 11 Jun 2012 - 20:31
Imprimir Página!
ilhabela + são sebastiao
ilhabela + são sebastiao (6 e 7/fev)

Texto em breve!!!

parte norte

parque estadual

boiçucanga
Postado por rafael em 11 Fev 2010 - 22:16
Imprimir Página!
Pico Papagaio - Aiuruoca/MG
Nos dias 4 e 5/abr seguimos viagem para Alagoa/Aiuruoca em MG. Subimos o Pico do Papagaio, infelizmente a chuva atrapalhou nosso planejamento e tivemos que abortar a subida de outros picos próximos, porém tivemos um pouco mais de tempo para conhecer a região o que rendeu uma subida por um caminho alternativo. Veja as FOTOS e RELATO.

Postado por rafael em 12 Abr 2008 - 18:31
Imprimir Página!
Travessia da Serra do Lopo, Pretos e Pedra Grande
Realizamos no último dia 23 e 24/Nov a Travessia da Serra do Lopo - Extrema/MG a Joanópolis/SP. Atravessamos alguns pontos famosos como a Pedra das Flores e a Pedra do Lopo ou Pedra do Cume (1.780m). Aproveitamos e fomos até a Cachoeira dos Pretos em Joanópolis para nos refrescarmos e depois aproveitamos para ver o por do sol na Pedra Grande (1.422m) em Atibaia. Veja as FOTOS e RELATO.

Postado por rafael em 26 Nov 2007 - 21:31
Imprimir Página!
Expedição 5 Picos
Entre os dias 10 a 14/Out fizemos 1 pico por dia, foi um verdadeiro sobe e desce, pula pula de cidade, tudo para ver diferentes nascer e por de sol. Segue os locais que fomos: Ataque Meia Serra Fina (Toca do Lobo - Capim Amarelo - Pedra da Mina - Paiolinho) - Passa Quatro, Pedra da Bacia ou Pedra Alta - São José do Barreiro, Pedra do Frade - Angra dos Reis, Pedra da Macela - Cunha e Pico do Corcovado - Ubatuba. Confiram aqui as FOTOS e RELATO.

Postado por rafael em 19 Out 2007 - 14:20
Imprimir Página!
Bike & Montanhismo em Ilhabela
Fomos para Ilhabela com bikes e mochilas no sexta dia 21/Set e retornamos no dia 23/set. Fizemos o Pico do Baepi um dos mais altos da Ilha e aproveitamos para curtir a vida noturna e conhecer alguns pontos históricos. No outro dia fizemos a nossa grande trip, ida e volta de bike para a Praia dos Castelhanos, deu para queimar as pernas. Estamos planejando um retorno a ilha para subir o pico São Sebastião e fazer a Travessia Bonete-Castelhanos e outras coisas mais... Confiram: Bike - FOTOS e RELATO. Pico - FOTOS e FOTOS.

Postado por rafael em 18 Out 2007 - 22:37
Imprimir Página!
1ª Travessia do Saco das Bananas - Ubatuba
Realizamos entre 15 e 16/Set a travessia do Saco das Bananas, foram 1,5 dias de trekking desde a Praia da Caçandoca Ubatuba até a Praia Ponta Aguda próxima da Praia da Tabatinga em Caraguatauba, costeando o mar por belas trilhas e matas, escalando alguns paredões rochosos e acampando em uma praia deserta. Sem duvida um passeio para fugir da muvuca das praias lotadas, roteiro para aventureiros. Em breve estarei de volta para tentativa de um ataque de 4 horas. Veja as FOTOS e RELATO.

Postado por rafael em 18 Out 2007 - 20:27
Imprimir Página!
1ª Travessia Marins-Itaguaré
Mais uma aventura completada nos dias 14 e 15 de Julho. Eu e o Robson encaramos a travessia Marins-Itaguaré, próximo a Piquete/SP e Passa Quatro/MG, que conta com alguns trechos de descida técnica em corda e trechos perigosos de escalaminhadas, travessias de bolders e passagens em vãos de rochas. Não foi longa igual a Serra Fina mas classifico que elas são iguais em dificuldade, porém uma é técnica e curta e a outra é longa e menos técnica. Em termos de navegação achei que faltam totens em alguns trechos e os que têm são pequenos, nesse sentido a Serra Fina está muito melhor sinalizada. Se for um bom navegador não tem problema nenhum, É só tentar seguir as cristas como de praxe. FOTOS e RELATO.

Postado por rafael em 24 Jul 2007 - 21:20
Imprimir Página!
Giro da Cuesta - Botucatu e Brotas
3 dias de pedal, 7-9 de Julho, pela região que da limite entre a Depressão Periférica e o Planalto Paraná. Eu e o pessoal do Caiporas saimos de Botucatu e passamos por São Manuel, Jaú, Brotas, São Pedro e retornando para Botucatu. Foram 300km, muitas pizzas e piadas! Pura diversão, até guincha os colegas rolou! Site do Caiporas de Botucatu caiporas.com.br, FOTOS e RELATO.

Postado por rafael em 24 Jul 2007 - 21:13
Imprimir Página!
Mapas da Expedição Limite 2007 e 2008
E por falar em Mapas, que tal gerar um mapa por bases digitais, sem colocar a carta do IBGE que datam da época de 70. Os atletas da Expedição Limite terão mapas gerados do zero com base coletada digitalmente de radares e imagens de satélite. O durante e pós prova foram importantes para coletar sugestões e criticas que servirão para aprimorar os próximos mapas das futuras etapas e projetos. A principio foi muito positivo e o pessoal aceitou muito bem e para alguns a navegação ficou bem melhor e clara, sem exageros de informação. Não é fácil gerar uma carta do zero pelo fato de necessitar ida a campo em uma área considerável, demandando pessoas. A solução foi conjugar o uso de imagens de satélite de forma a otimizar o tempo sem abandonar a ida em campo para coletar informações detalhadas. Se seu evento precisa de um mapa personalizado, entre em contato! Veja os mapas das etapas 2007 e 2008.
Postado por rafael em 20 Jun 2007 - 23:50
Imprimir Página!
Pós Expedição Limite 2007
A Expedição Limite em Campinas, contou com quase 50 duplas competindo. O tempo estava muito bom e rolou muita adrenalina nas etapas enfrentadas pelos atletas. Todos gostaram e pediram um BIZ e claro que nós o faremos no ano que vem! Foram 3 dias de organização pré prova para oferecer o melhor da organização que aprendi nesse último ano. Tivemos a participação do Zolino (Adventure Camp) além das equipes campineiras de peso da corrida de aventura e trekking regularidade. FOTOS e um breve RELATO. Mais informações em expedicaolimite.com.br e no portal de Corrida de Aventura adventuremag.com.br

Postado por rafael em 18 Jun 2007 - 21:49
Imprimir Página!
Mapa de Aptidão Agrícola do Estado do Maranhão
Foram ao todo gerados 3 tipos de cartas de 1:250.000 do estado do maranhão (3x34 ao todo). 6 meses de trabalhos com imagens de satélite, imagens de radar topográfico, análise por software, filtragem e ajuste. Agora todo o Maranhão está com uma carta de aptidão recente. A última data do projeto RADAM de 74 que hoje em dia, com a evolução tecnico-agrícola, as classificações muitas vezes deixam a desejar além de ignorarem particularidades. Aos interresado em saber mais sobre esse projeto acessem www.aptidaoma.cnpm.embrapa.br e www.zee.ma.gov.br

Referência do material: VALLADARES, C.C.; HOTT M. C., QUARTAROLI C. F.; MIRANDA E. E. & KEPCLER D. Aptidão Agrícola do Maranhão. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2005.

AGRADECIMENTOS E RECONHECIMENTO PELO TRABALHO

Gostaria de felicitá-los, e aos estagiários que estão apoiando-os, pela qualidade final do produto obtido nas cartas 1:250.000 do Modelo Numérico de Elevação Realçado do Estado do Maranhão e que acabo de receber um exemplar impresso. Parabéns!

Evaristo Eduardo de Miranda - Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satelite

Postado por rafael em 01 Mar 2007 - 00:39
Imprimir Página!
Argentina Dez/2006 a Jan/2007
Textos em breve!!!

Jan/07 – 1ª Expedição a Argentina de Bike & Montanhismo na região de Mendoza e Buenos Aires, 200km de bike e 80km de trekking e montanhismo.

Campinas/SP – Uruguaiana/RS

Tur Uruguaiana/RS

Urugaiana/RS – Buenos Aires/Arg

Tur/Reveion Buenos Aires

Buenos Aires – Mendoza

Pedal/Tur Mendoza

Mendoza – Campinas
Postado por rafael em 14 Jan 2007 - 23:24
Imprimir Página!
Staff Ecomotion/Pró 2006
Na última etapa do Caloi Adventure Camp em Caraguatatuba novamente fiquei no AT Bike, a prova passou por um local muito tranquilo e desconhecido pela maioria das pessoas. Outra grande novidade foi o convite para ser Staff comunicação do ECOMOTION, uma importante prova de corrida de aventura de nível internacional que vai acontecer no sul do Rio de Janeiro entre 9-19/Nov, sim, tudo isso, só para se ter idéia o percurso vai ter aproximadamente 500km, acessem - ecomotion.com.br e o RELATO da prova.

Postado por rafael em 28 Out 2006 - 06:00
Imprimir Página!
Staff Caloi Adventure Camp em 2006
texto em redação!!!!

♦ Out/06 – Staff AT Bike do Caloi Adventure Camp em Caraguatatuba.
♦ Ago/06 – Staff AT Bike do Caloi Adventure Camp em Atibaia.
♦ Mai/06 – Staff AT Bike do Caloi Adventure Camp em São Pedro.
♦ Abr/06 – Staff AT Bike do Caloi Adventure Camp em Santa Rita do Passa Quatro.
Postado por rafael em 22 Out 2006 - 21:16
Imprimir Página!
1ª Travessia da Serra Fina
Realmente, não é para iniciante essa travessia, 3 dias sem ninguém por perto, acima de 2.000m, sol, falta d'água, peso das mochilas, suprimento alimentar contado, frio de -5ºC, navegação com bússola e muito sobes e desces inclinados com pontos de escalaminhada sobre rochas, tudo isso e mais outras faz essa ser uma das travessias mais difíceis do Brasil. A chegada na Pedra da Mina (4ª Maior do Brasil 2.787m) a experiência de dormir perto dos 3.000m realmente são únicos, não é para menos, a vista, as escarpas montanhosas gigantescas, sim! Essa região é um gigante adormecido de morros e até podemos dizer pouco explorado o potencial da Serra Fina. Missão Cumprida, chegamos a Pedra da Mina, fiz homenagem a Vitor Negrete por sua tentativa corajosa em subir o Everest sem oxigênio que nos deixou sem o seu retorno. Agora eu espero que tudo isso seja o início rumo ao Aconcágua, mas antes o desafio está lançado, Serra Fina em 1 dia... FOTOS e RELATO.

Postado por rafael em 25 Ago 2006 - 06:00
Imprimir Página!
Escolta Ciclística do Greenpeace em Campinas
No dia 12 de Outubro de 2004 o Caminhão do Greenpeace do Projeto Energia Positiva passou por Campinas para apresentar equipamentos de energias alternativas e uso de energia de modo mais eficaz, como também o caminhão alimentado por biodiesel que foi a principal atração da feira e claro a nossa escolta ciclistica ao caminhão que percorreu a Av. Norte-Sul. Veja as FOTOS.

>>Leia Mais!<<
Postado por rafael em 12 Out 2004 - 20:20
Imprimir Página!